sexta-feira, julho 11, 2003



Gentileza gera gentileza. Amorrrrrr a natureza.


Era assim que começava meu dia, indo pra faculdade, passando de 996 embaixo do viaduto na Francisco Bicalho.
Dizeres e mais dizeres do profeta Gentileza. Era uma espécie de código, mensagem subliminar: no pilar do
viaduto onde aparecia esta frase, era a hora do pessoal começar a se mexer depois de ter dormido ou se
aborrecido no engarramento da Ponte. Hora levantar e ir chegando pra frente, "passinho á frente aí passageiro,
favor!", era o ponto da Rodoviária Novo Rio. Ônibus cheio, manobras de mestres. Parecia evolução de escola
de samba. Harmonia e Conjunto, 10! Nota 10! A parada da Rodoviária era obrigatória. Desciam, o pessoal
que ia trabalhar no JB, que perdia o ponto do JB - era quase uma regra descer xingando até a última geração
do motorista, os que iam viajar pra Petrópolis, Rua Tereza, sacoleiros - eu conhecia a todos; rolava o maior
comércio no ônibus; ..aí, traz uma meia de lâ cinza pra mim? Belez', qual seu número? E tinha o pessoal que
ia atravessar a pista, pra pegar ônibus pra Zona Norte. Com esses eu despertava. Meu Deus! Olha essa
mulher atravessando com a criança.. Espera! Vai! Olha! ...Uufff!.. Não corre!! Ai! Deu. Ai... que perigo. E sempre,
quase como uma reza, alguém puxava, ... mar'meu Deus, minha Nossa Senhora, com a passarela ali do la-di-nho,
pra quê atravessar a pista, senhor? Que louca, não é? Start pro diálogo, ás vezes incomodo, ás vezes salvação,
de quem vai passar pelo segundo engarrafa, o do Santa Bárbara, esse, claustrofóbico. E lá ia um onibus inteiro,
falando mal dos brasileiros, do Brasil, do governo, da policia, como se não vivessemos no Brasil, como se não
fossemos todos brasileiros, engarrafados, enlatados num obscuro ônibus, embaixo de um viaduto e um
bêbado trajando luto... De qualquer forma, no engarrafamento do Jardim Botânico, o ônibus já estava quase
vazio, os ânimos se arrefeciam e o assunto agora era outro, os assaltos, o perigo, o medo. Ia eu pra Puc.
Tinha aula ás 10, saía de casa ás 7 e ainda me achava uma super privilegiada porque descia confortavelmente
no ponto final e ia estudar na universidade dos ricos. Eu era.

Lembrei desse tempo por causa do coração aí em cima, que encontrei em busca no Google. Me lembrou o profeta,
acho que a cor, acho que o rabisco sei lá, e também porque hoje, recebi um mail tão gentil, tão caloroso do meu
passado. Minha mestra em Teoria da Comunicação e em tantas outras coisas na vida, me escreveu dando notícias,
perguntando, falando bem. Fiquei tão feliz, me deu tantas saudades. Acho que vou passear de 996 no
engarrafamento qualquer dia : )

Beijo Lucia.


Nenhum comentário: