domingo, dezembro 15, 2002






"No início do século 20, uma revolução ocorreu simultaneamente nas artes e nas ciências físicas.
De um lado, Pablo Picasso destruiu a rigidez plástica na pintura, tentando, com o cubismo, expandir
as possibilidades de representação de imagens tridimensionais em telas bidimensionais.
Aproximadamente na mesma época, Albert Einstein destruiu a rigidez da concepção newtoniana de
espaço e tempo, mostrando que medidas de distância e de tempo não são absolutas, independentes
do estado de movimento de quem as faz, mas, sim, dependentes do movimento relativo entre observadores.
Dada a proximidade nas datas (o quadro de Picasso "Les Demoiselles D'Avignon" é de 1907, e a teoria
da relatividade especial de Einstein é de 1905), é natural se conjecturar que houve uma influência da física
nas artes."
..."Picasso e Einstein foram influenciados pelo matemático francês Henri Poincaré que, no início do século,
propôs que a geometria descrevendo a realidade não era única. Picasso, através de seu amigo Maurice
Princet, e Einstein, ao ler o livro "Ciência e Hipótese", publicado em alemão em 1904. Para ambos, a
função da ciência e da arte é revelar a essência da realidade que se esconde por trás da limitada
percepção sensorial. Mesmo que a quarta dimensão de Picasso seja diferente da de Einstein, nossa
visão de mundo foi profundamente mudada por ambas."

Einstein, Picasso e a quarta dimensão - Marcelo Gleiser, da Folha de S.Paulo. Para ler na íntegra.




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